VIII Encontro Nacional SD

Envolver & Desenvolver

Caldas da Rainha, 2017-10-21

Resumo

No dia 21 de outubro o Auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro foi o palco da 8ª Edição do Encontro Nacional SD, que reuniu 150 participantes com o mote "Envolver & Desenvolver" o capital humano nas Organizações. Peças de museu das Faianças Bordalo Pinheiro, gentilmente cedidas para o efeito, compuseram o cenário.

A Sessão de Abertura contou com a presença de Maria do Céu Santos (Diretora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro), Sobreiro Duarte (CEO do Grupo SD) e Tinta Ferreira (Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha).

Com a apresentação de Sónia Rosa (Gestora de Projetos), os trabalhos foram iniciados por Jorge Dias (Presidente da Associação de Coaching e Comunicação) que cativou desde logo a audiência com o tema "Embalagem e Conteúdo". O painel Central com o mesmo tema do Encontro foi partilhado por Eunice Duarte (Diretora de Recursos Humanos dos Transportes Paulo Duarte), José Fernando (Diretor de Zona Operacional da Boa Viagem – Barraqueiro Transportes, SA) e por Marco Martins (2º Comandante do Corpo de Bombeiros de Óbidos), e moderado por Orlanda Costa, Inspetora do Trabalho. Os três oradores apresentaram as respetivas organizações e as estratégias utilizadas para motivar e capacitar os seus colaboradores.

Antes do Almoço foi lançada a 8ª Edição da Revista Pensar Fora da Caixa, publicação independente do Grupo SD, que tem por objetivo abordar conteúdos inovadores e divulgar a região Oeste, tendo sido distribuídos exemplares pelos participantes.

À tarde, o público foi conquistado pelas excelentes intervenções sobre "Como desenvolver as pessoas nas organizações" por Samuel Soares (Diretor Geral da Samsys), "Gestão Emocional de Equipas" por Paulo Moreira (Fundador da Marca Treino de Inteligência Emocional®), e pelo desafio "Vamos encavar a enxada!" do CEO do Grupo SD, Sobreiro Duarte.

Durante o evento, os intervalos foram espaços de networking e novas experiências, pela presença do Atelier Linhas da Terra e Olaria Jorge Lindinho, nos quais os participantes puderam pintar e "pôr as mãos na massa".

No final do dia houve um espaço de debate com todos os oradores, com colaboração do público. No encerramento, todos os intervenientes foram brindados com uma recordação exclusiva da autoria do Escultor Caldense Carlos Oliveira, em alabastro e cerâmica.

21 de outubro foi, assim, um dia repleto de partilhas, com muita interatividade, motivação e energia. Ficou já lançado o convite para a IX Edição no dia 18 de outubro de 2018!

O Grupo SD, certificado pela DGERT, ACT, IMT, IEP, Ministério da Agricultura, ANSR, IEFP e IPDJ, dedica a sua atividade à formação profissional, consultoria e à avaliação psicológica de condutores. A Equipa SD trabalha todos os dias com a paixão do primeiro dia e, porque acredita que "as pessoas são o capital mais valioso de qualquer organização", faz desta premissa o seu foco permanente.