V Encontro Nacional SD

Atrair, Desenvolver e Reter o Capital Humano nas Organizações

Caldas da Rainha, 2014-09-20

    Resumo

    Decorreu no dia 20 de Setembro de 2014, na Escola Técnica Empresarial do Oeste, nas Caldas da Rainha, o V Encontro Nacional do Grupo SD, com o tema Atrair, Desenvolver e Reter o Capital Humano nas Organizações. A Sessão de Abertura contou com a presença do Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Dr. Fernando Tinta Ferreira, do Diretor Executivo da Expoeste, Dr. António Marques, e do Escultor Caldense, Carlos Oliveira.

    O primeiro painel da manhã intitulado ATRAIR: Constituição de uma Equipa de Talentos – Garantia do Futuro da Empresa foi moderado pelo Dr. Júlio Vieira, Gerente na Lusitania, e assegurado por Dra. Alina Carvalho, Consultora na GM Consultores, Dra. Sónia Ferreira, Diretora Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos da Rodoviária do Tejo, e pelo Comandante Filipe Regueira, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede.

    O segundo painel da manhã contou com a moderação do Dr. Noel Vinagre, Diretor Comercial na Média Mais, e o tema foi abordado pela Dra. Ana Rodrigues, Coordenadora de Recursos Humanos da empresa Luís Simões, pela Eng. Carina Silvestre, Responsável da Direção de Segurança, Qualidade e Ambiente nas empresas Transportes Rodoviários J. Barroso e Transportes Amaral & Frias, e pelo Dr. Sílvio Borges, Diretor de Recursos Humanos na Ferrovial Serviços.

    Neste V Encontro Nacional reuniram-se cerca de 150 participantes, entre os quais, representantes de empresas de norte a sul do país.

    Durante o Encontro decorreu, em simultâneo, a exposição de peças criadas pelo Escultor Caldense, Carlos Oliveira, entre elas a cruz homóloga que foi oferecida pelo próprio ao Papa Francisco em 2013, em nome de todos os Caldenses e todos os Portugueses.

    O primeiro painel da tarde com o tema RETER: Fidelizar o Capital Humano como Fator Crítico teve como moderador o Mestre Marco Sousa, Técnico Comercial na OTIS Elevadores. Contou com a participação da Prof. Dra. Maria Manuel Vairinho, Professora na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, do Sr. José António Silva, Delegado Municipal da Proteção Civil, e da Dra. Daniela Veiga, Psicóloga e Responsável do projeto Ser + Lusiaves na Lusiaves.

    O último painel da tarde foi conduzido por Sobreiro Duarte, CEO e gestor de formação do Grupo SD, que apresentou um Projeto de Desenvolvimento baseado na Segurança, Economia e Relação SER: Os Pilares do Desenvolvimento das Empresas. A cerimónia de encerramento contou com a presença do Exmo. Sr. Presidente da União de Freguesias de Nossa Sra. do Pópulo, Coto e São Gregório, Sr. Vítor Marques.